Ex-ministra croata condenada por jantar em restaurantes de luxo com fundos europeus
A ex-ministra croata Gabrijela Žalac foi recentemente condenada a sete meses de prisão por abuso de poder e autoridade, após gastar quase 10 mil euros de fundos da União Europeia em jantares de luxo, incluindo celebrações pessoais como o seu 40.º aniversário. A Procuradoria Europeia (EPPO) anunciou a sentença em 2 de setembro de 2025, destacando o uso indevido de recursos públicos para fins pessoais.

Esta condenação é a mais recente de uma série de casos envolvendo membros do partido conservador HDZ, ao qual Žalac pertence, e reflete um padrão de corrupção que tem afetado o governo croata desde a ascensão de Andrej Plenković ao poder em 2016. Vários ministros do HDZ se demitiram ou foram investigados por alegações de corrupção durante este período.
Além desta condenação, Žalac já havia sido anteriormente sentenciada a dois anos de prisão por seu envolvimento em uma fraude relacionada à compra de um novo sistema informático para o ministério que liderava. Ela também concordou em pagar uma indemnização parcial de 200 mil euros.

Estes casos destacam a importância da vigilância e da responsabilidade na gestão de fundos públicos, especialmente os provenientes da União Europeia, e reforçam a necessidade de medidas eficazes para combater a corrupção em todos os níveis de governo.