Carris admite conhecer queixas de trabalhadores sobre cabo de sustentação de elevador em Lisboa
A Carris reconheceu que tem conhecimento das queixas apresentadas por vários trabalhadores relativamente ao nível de tensão do cabo de sustentação de um dos elevadores históricos da cidade de Lisboa.

A informação foi confirmada pela empresa esta quarta-feira, horas depois de o presidente da Câmara Municipal, Carlos Moedas, ter ordenado a suspensão imediata das operações dos ascensores da Bica, do Lavra e do Funicular da Graça para inspeções de segurança.
De acordo com relatos de funcionários, já vinham sendo feitas advertências internas sobre a necessidade de verificar o estado dos cabos, tendo em conta sinais de desgaste e a pressão constante a que estão submetidos. Apesar disso, o serviço manteve-se em funcionamento até à decisão da autarquia.
Os históricos elevadores, que além da função de transporte têm grande valor patrimonial e turístico, estão agora fora de operação por tempo indeterminado, enquanto técnicos realizam testes e inspeções detalhadas para garantir as condições de segurança.
A Carris garantiu que vai colaborar integralmente com as autoridades municipais e que as medidas necessárias serão tomadas para assegurar a fiabilidade dos equipamentos.