Carlos Moedas suspende operações dos ascensores da Bica, do Lavra e do Funicular da Graça para inspeções de segurança

Sep 04, 2025By Gilson Darcy
Gilson Darcy


O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, determinou esta quarta-feira a suspensão “de imediato” das operações dos ascensores da Bica, do Lavra e do Funicular da Graça, para que os equipamentos passem por inspeções de segurança.


A decisão foi confirmada por fonte do gabinete do autarca, que sublinhou tratar-se de uma medida preventiva destinada a garantir a proteção dos utentes e trabalhadores. As inspeções vão avaliar as condições técnicas dos históricos elevadores, símbolos da mobilidade tradicional lisboeta e classificados como monumentos nacionais.



A autarquia não adiantou prazos para a conclusão dos trabalhos nem para a retoma da circulação, mas garantiu que os serviços municipais estão empenhados em realizar as verificações “com a maior brevidade possível”.



Os ascensores da Bica e do Lavra, bem como o Funicular da Graça, são operados pela Carris e transportam diariamente centenas de passageiros, entre turistas e residentes. Além da função prática, os equipamentos têm forte valor patrimonial e cultural, sendo parte integrante da identidade urbana de Lisboa.



A suspensão temporária acontece num momento em que cresce a preocupação com a manutenção e conservação do património histórico da cidade, que nos últimos anos tem enfrentado desafios relacionados com o aumento do turismo e a pressão sobre as infraestruturas.