Brasil sofre derrota para a Bolívia e termina Eliminatórias com campanha histórica negativa
Na noite de 9 de setembro de 2025, o Brasil foi derrotado pela Bolívia por 1-0, em El Alto, a cerca de 4.100 metros de altitude, no jogo que fechou as Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026.

O jogo
O gol foi marcado por Miguelito, de penalti, aos 48 minutos do primeiro tempo após lance revisado via VAR, que considerou toque de Bruno Guimarães em Roberto Fernández dentro da área.
A Seleção Brasileira, já com classificação garantida, entrou em campo com muitos suplentes. Só Alisson e Bruno Guimarães foram titulares que vinham jogando com frequência.
O time sofreu com a altitude: a bola escapava com facilidade, o ritmo ficou comprometido, e a Bolívia explorou muito chutes de longe.

Consequências
Essa derrota marcou a primeira sofrida sob o comando de Carlo Ancelotti.
O Brasil termina as Eliminatórias em 5.º lugar, com 28 pontos em 18 jogos, com 8 vitórias, 4 empates e 6 derrotas — seu pior desempenho da era de Eliminatórias no sistema de pontos corridos.
A Bolívia, com essa vitória, garantiu vaga na repescagem para tentar chegar ao Mundial.

Reações
O presidente da CBF, Samir Xaud, reclamou das condições do jogo: falou em “antijogo”, criticou a atuação da arbitragem, dos gandulas (bola-extra), e da polícia local.
A campanha do Brasil ficou marcada por inconsistência, muitas mudanças de técnicos durante o ciclo eliminatório (Fernando Diniz, depois Dorival Jr., e por fim Ancelotti), e vários momentos de desempenho abaixo do esperado.